Mãe: Que Tipo é?

Que tipo de mãe é, com base no seu perfil do Eneagrama

As mães que estejam curiosas de saber o porquê dos seus próprios estilos parentais, bem como porque são como são como pessoas, podem descobri-lo facilmente.

As mães têm a sua própria maneira de criar os filhos e isso resume-se muito à sua personalidade. Algumas mães estão excessivamente focadas em que os seus filhos alcancem o máximo que puderem. Outras estão preocupadas em ensinar os seus filhos a concentrarem-se na sua criatividade, para que possam expressar quem são, à medida que se tornam mais independentes com a idade e a maturidade. Algumas mães tendem a prosperar em ambientes organizados e sabem como permanecer assim, mesmo em situações caóticas.

Portanto, as mães que estão curiosas em saber o seu “estilo”, podem aprender muito sobre si mesmas como pessoas e como mães, através da lente do Eneagrama. Vamos ás descrições básicas.

Tipo 1 – A Mãe Perfeccionista

O Eneatipo 1 ou a “mãe perfeccionista” prospera na organização e na ordem. Ela vai garantir que a sua casa esteja limpa, não importa o que aconteça! As pequenas sujidades são limpas automaticamente e nunca haverá manchas nas suas carpetes, porque ela tem preparada uma poderosa mistura de limpeza de carpete, feita por si, antes de as manchas fazerem estragos!

Os seus ideais são bastante elevados e o seu senso do certo e do errado é muito forte. A “mãe perfeccionista” incutirá boas maneiras aos seus filhos desde tenra idade, e apresentá-los-á às tarefas assim que começarem a andar. O maior desafio que este tipo de mãe pode enfrentar é ser demasiado crítica consigo mesma e com os filhos.

Tipo 2 – A Mãe Nutridora

Se há um tipo de mãe que coloca as suas necessidades em segundo plano para garantir que não apenas os seus filhos sejam felizes, mas também que outros sejam, é o tipo 2 ou a “mãe nutridora”. Este tipo no Eneagrama é rotulado como “o Prestativo” ou “o Dador”. A grande maioria que se enquadra neste tipo de personalidade são mães que passam o tempo todo na cozinha a fazer deliciosas refeições e sobremesas.

Por vezes até convidam alguém vizinho que esteja solitário para jantar de vez em quando. O esgotamento e o ressentimento são preocupações neste tipo, porque também têm necessidades pessoais que devem ser atendidas, que facilmente esquecem.

Tipo 3 – A Mãe Realizadora

Ambição e definição de metas são muito importantes para este tipo de mãe. O tipo 3 ou “o Desempenhador” deseja atingir todos os objetivos, não importa o quão elevados sejam. A “mãe realizadora” enviará os seus filhos a grupos de recreação e a programas extracurriculares um após o outro, para que os seus filhos tenham fortes habilidades sociais e académicas.

Este tipo de mãe limita-se a uma alimentação saudável e será a única vista no ginásio a “trabalhar” todos os dias. Ela quererá ser a mãe mais “fit” na vizinhança. Uma preocupação com as mães tipo 3 é que elas colocam muita pressão sobre os filhos, para terem tanto sucesso quanto elas. Muita pressão sua irá anular o propósito.

Tipo 4 – A Mãe Emocional E Criativa

O tipo 4 ou a “mãe emocional e criativa” é aquela que chora quando há uma publicidade sobre cachorrinhos fofos ou crianças, mesmo sem estar grávida. Este tipo de Personalidade é altamente sensível e empático, além de criativo. Isso significa que ela realizará alegremente projetos de arte com os seus filhos e irá incentivá-los a usar a sua imaginação, para que possam explorar o seu lado criativo.

Esta mãe é do tipo que reserva um tempo para si mesma para criar projetos criativos, como escrever poesia, música, livros ou fazer as suas próprias obras de arte. A preocupação com este tipo é que o mau humor e as emoções descontroladas podem tornar-se problemáticas, especialmente em momentos de estresse. As mães deste tipo devem ter tempo para relaxarem sozinhas.

Tipo 5 – A Mãe Observadora

Esta mãe do Tipo 5 do Eneagrama “O Observador”, é uma grande pesquisadora e não é alguém que se emocione com um problema que um filho esteja a ter. Em vez disso, ela investigará como resolver o problema e passará uma noite inteira online a fazê-lo, se necessário. O tipo 5 é conhecido por ser inventivo, cheio de pensamentos e de recursos devido às pesquisas que faz.

A mãe tipo 5 vai ensinar os seus filhos a tornarem-se analíticos, incentivá-los a observar o mundo à sua volta e a fazerem as suas próprias pesquisas antes de mergulharem em qualquer coisa. O problema com o “Observador” é que o desapego emocional é comum, embora o amor esteja presente. As mães que são deste tipo devem lembrar-se de dar um abraço e um beijo aos filhos para os lembrar de que ela os ama.

Tipo 6 – A Mãe Leal, Mas Cética

O tipo de personalidade 6 é referido como o “Precavido” ou o “Cético Leal”. Uma mãe que tem a personalidade tipo 6 é muito trabalhadora, e sempre está lá para os seus filhos, podendo ser muito protetora. Esta mãe é muito carinhosa, mas a desvantagem é que, como este tipo é muito ansioso, ela pode tornar-se uma “mãe helicóptero” com bastante facilidade.

Além disso, a “mãe Cética Leal” terá medo de permitir que os seus filhos corram os riscos que precisam para crescer e evoluir. Ela precisará lembrar-se diariamente que a única maneira de viverem de acordo com o seu potencial é saírem e correrem os riscos necessários!

Tipo 7 – A Mãe Entusiasta

Tipo 7 é a mãe divertida! Ela é capaz de dançar com os filhos e encontrar o lado positivo de todos os problemas. Ela guia os seus filhos a novas aventuras e incentivará a que se tornem seres sociais. É o tipo de mãe que não detesta os afazeres domésticos porque encontra formas de se divertir, enquanto guarda a roupa ou a lava a louça.

No entanto, a mãe naturalmente entusiasta poderá concentrar-se mais em divertir-se do que realmente a fazer o seu trabalho.

Tipo 8 – A Mãe Desafiadora

A mãe do tipo 8 é a “desafiadora” e quem tem este tipo de personalidade está sempre pronto para um grande desafio porque tem confiança para o enfrentar. Esta mãe vai ensinar aos seus filhos como se defenderem e lutarem pelos seus direitos. Será ela quem levará os filhos às aulas de autodefesa assim que tenham idade suficiente para aprender. Ela também é muito protetora com eles.

No entanto, tal como a mãe do tipo 6, a “mãe desafiadora” pode ter uma tendência a tornar-se a “mãe helicóptero” devido ao medo de não estar no controle. Ela precisa lembrar-se que fez um bom trabalho ensinando os seus filhos a serem autossuficientes e independentes.

Tipo 9 – A Mãe Pacífica

O Tipo 9 é o Pacificador, e a “mãe pacífica” que é muito fácil de se lidar, só quer agradar os filhos e é gentil. A sua natureza recetiva deixará os seus filhos bastante confortáveis ​​e fará tudo o que for possível para manter o ambiente doméstico calmo e estável. Este é o tipo de mãe que as crianças sonham ter.

No entanto, isso também significa que esta “mãe pacífica” pode estar em falta quando se trata de disciplinar adequadamente. Qualquer tipo de conflito a deixa desconfortável. No entanto, as crianças precisam de ser mantidas na linha e ter uma vida estruturada, para que se tornem pessoas completas.

A Mãe “All in One”

Existem algumas mães que possuem muitos traços básicos dos tipos de Personalidade do Eneagrama . Essas mães incutem a importância da organização e da limpeza, enquanto cozinham as comidas favoritas para todos. Elas também incentivam os seus filhos a esforçarem-se para dar o melhor de si, ao mesmo tempo que os incentivam a serem eles mesmos e genuínos.

Ocasionalmente, essas mães vão querer estar sozinhas enquanto fazem as suas próprias pesquisas sobre uma nova técnica de educação parental, sobre a qual sabem muito pouco. Elas precisam saber o que isso implica antes de o implementar. Essas mães gostam de divertir-se com os seus filhos, e também mantê-los na linha e sob controle. E, por último, essas mães fazem o que podem para garantir que os seus filhos estejam sempre felizes e confortáveis.

Vivam todas Mães.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.