Voltar a O ENEAGRAMA

Tipo 2 – O Prestativo

Tipo 2 – O Prestativo

Características Principais

• Foco de atenção nas necessidades das outras pessoas, procuram satisfazer essas mesmas necessidades.

  • Menos hábeis na identificação da resposta às suas próprias necessidades.
  • Desenvolveram uma extrema habilidade de se ajustarem às necessidades daqueles que consideram especiais
  • O orgulho mascára a necessidade de aprovação e ligação por parte desses eleitos
  • Convicção profunda e pouco consciente de que o mundo existe numa lógica de ajuda contínua
  • Muita facilidade de relacionamento interpessoal.
  • Na liderança são líderes carismáticos e têm tendência para desenvolver equipas muito próximas, que se protegem e se apoiam.
  • Sentem uma sincera dificuldade em pedir ajuda
  • A disponibilidade é uma necessidade vital da personalidade

Mais em detalhe

As pessoas que se identificam com a personalidade Tipo 2 desenvolveram o seu foco de atenção nas necessidades das outras pessoas, procurando satisfazer essas mesmas necessidades.

Como consequência dessa externalização da energia emocional, tornaram-se menos hábeis na identificação da resposta às suas próprias necessidades.

Pela procura inconsciente de corresponder às necessidades e expectativas dos outros como moeda de troca para receber a sua correspondência, desenvolveram uma extrema habilidade de se ajustarem às necessidades daqueles que consideram especiais, construindo a convicção inconsciente de que essa sustentada conexão só existirá pela sua disponibilidade em ajudar e em se adaptar.

O orgulho, regra geral é muito pouco consciente, mascára a necessidade de aprovação e ligação por parte desses eleitos, assim como disfarça o acesso às suas próprias necessidades, que normalmente são colocadas em segundo plano para apoiar outros.

Em geral o focus de atenção dos Prestativos está orientado para as pessoas e as suas necessidades.

Procuram relações onde o seu papel se manifeste relevante ou indispensável, questionando-se: “- O que seria deles sem o meu apoio…?”

Não está implícita uma troca decorrente da sua disponibilidade, somente uma convicção profunda e pouco consciente de que o mundo existe numa lógica de ajuda contínua, onde hoje eu ajudo alguém e no futuro alguém me ajudará a mim.

São geralmente pessoas com muita facilidade de relacionamento interpessoal e com facilidade de entrar rapidamente numa esfera mais íntima das pessoas que os rodeiam.

Na liderança, são por norma líderes carismáticos e têm tendência a desenvolver equipas muito próximas, que protegem e se apoiam.

Uma particularidade muito importante é que o Prestativo sente uma sincera dificuldade em pedir ajuda, ainda que seja ele um genuíno apoiante de outros e que de alguma forma essa reciprocidade seja uma expectativa presente.

Esse motivo está relacionado com diferentes aspectos da sua personalidade.

Um deles e mais preponderante, prende-se com o vício emocional do orgulho.

O orgulho reflecte-se nomeadamente na compreensão de que os outros estarão necessitados de ajuda e que o próprio nesse mesmo instante não tem nenhuma necessidade de qualquer ordem a ser correspondida.

É por esse mesmo motivo que se disponibiliza a prestar esse apoio.

Sendo esta disponibilidade uma necessidade vital da personalidade, esta vai subtilmente camuflar qualquer necessidade ou debilidade que possa estar a ocorrer em detrimento da convicção de que os outros dependem da sua ajuda e que é necessária e indispensável a sua prontidão.

O facto de estar a necessitar de ajuda para si próprio eliminaria qualquer oportunidade da personalidade responder à sua necessidade fundamental de se sentir útil e indispensável aos outros.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.