Voltar a O ENEAGRAMA

Tipo 7- O Entusiasta

Tipo 7- O Entusiasta

Características Principais

• Otimistas contagiantes, criativos e entusiasmados por novas ideias, experiências, projetos e pessoas,
• Um ar aparentemente leve e uma visão descontraída e espontânea perante a vida, têm por trás um ritmo frenético,
• Inigualável capacidade de conectar pensamentos desconexos que leva a gerarem novas e empolgantes ideias,
• Foco de atenção no lado positivo da vida, empenhando-se em não tomar contacto com qualquer tipo de dor ou sofrimento,
• Pode deixar para trás pessoas e projetos, procurando planos e ideias sofisticadas,
• A busca do prazer tem sempre com uma justificação racional associada,
• Tende a isolar-se lentamente de qualquer tipo de emoção. Tanto das emoções negativas como das positivas, conduzindo no limite à falta de entusiasmo em relação à vida,
• Pouca sensibilidade aos valores dos outros,
• A forma de liderança é entusiástica e envolvente,
• A sua impulsividade e energia são muitas vezes más conselheiras,
• O seu otimismo mostra normalmente o seu lado menos positivo,
• Os seus recursos são com frequência dispersos e pouco determinados.

Mais em detalhe

O otimismo contagiante, criatividade, gula e entusiasmo por novas ideias e projetos traz a este perfil de personalidade um ar aparentemente leve, com um ritmo frenético e simultaneamente uma visão descontraída e espontânea perante a vida.

A sua inigualável capacidade de conectar ideias desconexas faz com que desenvolvam permanentemente uma aptidão de gerar novas e empolgantes ideias, como se uma fonte inesgotável de oportunidades surgisse.

As pessoas que se identificam com o perfil do Tipo 7 desenvolveram o foco de atenção no lado positivo da vida, empenhando-se em não tomar contacto com qualquer tipo de dor ou sofrimento.

O mundo tornou-se um lugar cheio de oportunidades e opções em que as limitações e frustrações não existem ou são temporárias e fáceis de substituir por opções práticas e prazerosas.

Na procura de criar um mundo ideal, o Tipo 7, por vezes deixa para trás pessoas e projetos, procurando planos e ideias sofisticadas que lhe permita manter abertas todas as possibilidades.

Imagine um Tipo 7 como um atleta que no seu treino, quando efetua flexões, o faz apenas com o seu braço direito. Daqui ocorrem várias consequências. A primeira é que será claramente deficitário no seu braço esquerdo, a segunda é que o seu braço direito é claramente mais forte e a terceira é que ele não terá força suficiente para o potencial que possui e consequentemente isso terá consequências quando se encontrar em competição.

Imagine agora que cada um dos braços representa uma força fundamental: a da forma como lidamos como o prazer (o nosso bem musculado braço direito) e a da forma como lidamos com a dor (o nosso raquítico braço esquerdo). Assim, compreendemos esta limitação associada ao Tipo 7, a qual fará toda a diferença entre uma “Vida Feliz” e uma “Vida Contente.

A busca do prazer, sempre com uma justificação racional associada, leva a que estes acontecimentos nem sempre sejam devidamente compreendidos.

Dois aspetos marcantes desta personalidade: um é a gula por diferentes ideias e experiências, facilmente evidenciado na história apresentada, o outro é a racionalização. Esta é um processo inconsciente que a personalidade desenvolve e que garante a sua permanente justificação. Este é um dos fatores que mais constrange o contacto com as limitações ou emoções negativas que ocorrem na vida de um Tipo 7.

Sempre que surgem estas emoções, elas são imediatamente alvo de uma interpretação mental e de uma justificação lógica que as esvazia por completo do seu significado emocional. Entrar em contacto com essas frustrações e limitações é limitado por um medo inconsciente, o qual acaba por se tornar maior que aquilo que realmente é.

O segredo que os Tipo 7 não querem desvendar é que só entrando em contacto com estas mesmas limitações e frustrações elas se dissolverão. Até lá, só o medo dominará.

Uma das características pouco compreendidas do Tipo 7 quando fazemos um estudo mais aprofundado da personalidade, e que em geral é pouco compreendida, é a sua pouca sensibilidade aos valores dos outros.

A forma de liderança é habitualmente entusiástica e envolvente. As ideias e os projetos surgem como pipocas, que logo ganham ânimo e vontade de se erguer.

A sua impulsividade e energia são muitas vezes más conselheiras, levando o Tipo 7 a abraçar igualmente projetos para os quais muitas vezes nem sequer tem disponibilidade de agenda para os concretizar.

O seu otimismo mostra aqui, regra geral, o seu lado menos positivo. A consequência de abraçar tantas vezes um vasto leque de projetos fantásticos pode ser a maneira como todos eles, de uma forma geral, são mediana e superficialmente encarados. Tal ocorre porque os seus recursos são com frequência dispersos e pouco determinados.

Quando todo o entusiasmo e alegria natural do Tipo 7 se agrupam com tranquilidade e equilíbrio, ideias brilhantes ganham forma e crescem sustentadamente, criando novos standards de qualidade, nunca antes desafiados.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.