Voltar a O ENEAGRAMA

Tipo 9 – O Pacificador

Tipo 9 – O Pacificador

Características Principais

• Notável capacidade diplomática e uma cordialidade carismática,
• Visão do mundo na percepção de que as pessoas têm que abdicar da sua vontade em detrimento de uma mais consensual,
• Conseguem com habilidade natural envolver e unir partes em oposição,
• A sua postura flexível faz com que as suas próprias vontades e prioridades sejam relegadas para segundo plano,
• O estilo de liderança é envolvente procurando uma participação equilibrada de todas as partes,
• Expressam comportamentos passivo-agressivos, nomeadamente em momentos em que sentem pressão por parte do ambiente,
• O afastamento da sua energia fundamental de raiva faz com que a entrada em ação possa ser antecedida de uma resistência denominada preguiça,
• São depósitos a armazenar energia, conhecimento, recursos e soluções, procurando usar tudo isto depois de uma forma harmoniosa e efetiva,
• Extrema dificuldade em dizer “Não”.
• Tendem a perder-se em agendas e solicitações externas deixando as suas tarefas para segundo plano, adiando-as,
• A teimosia é sua mais natural característica e não percebe isso.

Mais em detalhe

Com uma notável capacidade diplomática e uma cordialidade carismática, este perfil de personalidade assentou a sua visão do mundo na percepção de que as pessoas para serem amadas respeitadas e aceites deverão ser harmoniosas, mesmo que para isso tenham que em determinados momentos abdicar da sua vontade em detrimento de uma mais consensual.

Essa visão do mundo tem subjacente a ideia de que se cada um de nós ceder um pouco o consenso e a harmonia serão encontrados.

Ao darem prioridade a ambientes harmoniosos conseguem com habilidade natural envolver e unir partes tendencialmente opostas.

Naturalmente que esta postura flexível faz com que em certos momentos as suas próprias vontades e prioridades sejam relegadas para segundo plano.

O estilo de liderança é envolvente procurando uma participação equilibrada de todas as partes.

Isso reflete-se também na sua vida pessoal, onde muitas vezes abdicam dos seus interesses próprios em detrimento dos de outros. Com muita frequência isso manifesta-se desde muito cedo.

Motivado pela sua procura fundamental de harmonia, o Tipo 9 suspende o seu contacto com a energia de raiva.

Daqui decorrem dois aspectos muito relevantes: o primeiro é o facto de muitas vezes observarmos comportamentos passivo-agressivos por parte de personalidades com este perfil dominante.

Nomeadamente em momentos em que sentem uma particular pressão por parte do ambiente.

O segundo relaciona-se com o afastamento dessa energia fundamental de raiva fazer com que a entrada em ação seja muitas vezes um processo extremamente desafiante.

A essa resistência denominamos, afastando o seu significado moral, preguiça.

Todos nós sentimos esta energia de resistência quando vamos iniciar um novo projecto ou quando temos que começar um novo ciclo. É uma força que nos prende a um certo “conforto” e que faz pesar qualquer ação que procuremos mobilizar.

Na sequência do que atrás foi referido, imagine por um instante o Tipo 9 como sendo um depósito, a armazenar energia, conhecimento, recursos e soluções, procurando usar tudo isto de uma forma harmoniosa e efetiva.

É fácil perceber que colocar toda essa energia em ação se vai manifestar muito desafiante.

A capacidade de percepção de outros pontos de vista da personalidade Tipo 9 fica tão alargada que dificulta muitas vezes a defesa do seu próprio ponto de vista, optando assim muitas vezes por abandoná-lo.

Uma questão muito concreta da personalidade Tipo 9 é a sua dificuldade em dizer “Não”.

De uma forma geral o Tipo 9 tem tendência para se perder em agendas e solicitações externas deixando as suas para segundo plano. Muitas vezes acaba mesmo por não as retomar, adiando ou mesmo esquecendo-as.

Isto contrasta com o Tipo 2, onde o impulso para ajudar é natural e espontâneo, contudo o Tipo 9 aguardará que alguém solicite a sua ajuda.

Nesse caso, dizer “não”, passa a ser uma barreira praticamente intransponível e cede quase sempre com a maior das facilidades.

Uma outra característica do Tipo 9, que porventura não lhe será fácil de percepcionar e identificar – em especial para eles próprios – como sendo a sua mais natural característica: a teimosia.

Com frequência escutamos indivíduos com este tipo de personalidade dominante a expressar o seu espanto por esta nova perceção apenas algum tempo depois de um primeiro contato com o Eneagrama.

O mais sábio que o Tipo 9 deverá compreender na sua jornada é que a inclusão de todos também tem de incluir o próprio nas suas necessidades e vontades.

Só assim se estabelece a verdadeira harmonia.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.