Voltar a O ENEAGRAMA

Tipo 8 – O Confrontador

Tipo 8 – O Confrontador

Características Principais 

• Energéticos, auto-confiantes, independentes, determinados e com fortes convicções sobre as suas verdades,
• São pessoas decididas e que aceitam tomar por sua conta e risco os desafios com que se cruzam,
• Com uma energia e vitalidade distintivas, encaram cada dificuldade como uma prova de força a ser superada,
• A visão do mundo é compreendida como algo separado entre fortes e fracos, em que os fortes nem sempre fazem o que é certo,
• Com elevado sentido de justiça, sentem a necessidade de se tornar fortes muito cedo e de intervir para defenderem os mais fracos,
• Líderes naturais pela sua energia mobilizadora, têm enorme preocupação em chegar onde outros ainda não ousaram tentar,
• A sua visão grandiosa e audaz faz deles grandes revolucionários na esfera empresarial e social,
• A sua determinação degenera com frequência em inflexibilidade,
• Provocam um impacto excessivo nos outros, manifestando por vezes grandes dificuldades de relação,
• Manifestam procura por controlo e de que a sua verdade (a única possível!) seja imposta, o que comunica muita inflexibilidade,
• Capacidade natural de decisão baseada no seu feeling.

Mais em detalhe

O mundo avança, derruba fronteiras e obstáculos com a energia e determinação do Tipo 8.

Auto-confiantes, independentes, determinados e com fortes convicções sobre as suas verdades, são pessoas decididas e que aceitam tomar por sua conta e risco os desafios com que se cruzam na vida.

Com uma energia e vitalidade distintivas, encaram cada fronteira ou dificuldade como uma prova de força a ser superada.

A visão do mundo é compreendida como um algo separado entre fortes e fracos, em que os fortes nem sempre fazem o que é certo. Com um elevado sentido de justiça, sentem a necessidade de se tornar fortes muito cedo e assim evitar abusos de outros que, sendo fortes, poderiam abusar das suas fragilidades. Pela mesma percepção, sentem por vezes a necessidade de intervir no sentido de defenderem outros mais fracos ou, em contraste, provocando-os a enfrentar dificuldades para que possam eles mesmos desenvolver as suas próprias forças.

Líderes naturais pela sua energia mobilizadora, são pessoas com enorme preocupação em ultrapassar fronteiras e chegar onde outros ainda não ousaram tentar. A sua visão grandiosa e audaz faz deles grandes revolucionários tanto na esfera empresarial como social.

A sua habitual determinação degenera com frequência em inflexibilidade quando a sua posição está determinada. Esta orientação torna-os pessoas com um impacto excessivo sobre os outros, manifestando por vezes grandes dificuldades de relação. Esta dificuldade, por norma, fragiliza mais aqueles com quem o Tipo 8 interage que a ele próprio, normalmente pouco hábil nesta percepção ou aparentemente despreocupado com o impacto que tem nos outros.

É importante compreender de onde vem toda esta energia expansiva de confronto. A personalidade Tipo 8 é muitas vezes mal compreendida pela sua atitude extremamente energética e impactante que tem nos outros à sua volta. Habitualmente, e em especial nas relações profissionais, são vistos como individuos com estas características e simultaneamente como pessoas agressivas, impacientes e pouco sensíveis aos sentimentos e ritmo dos outros.

A sua manifesta procura por controlo e que a sua verdade venha a ser imposta vêm na ânsia de que com isso possa ser possível voltar a experienciar toda a sua inocência e veracidade, sem que exista o risco de que ela possa ser tomada como fragilidade e aproveitada por outros. Assim, a sua força passou a ser a única força.

Esta preocupação com a força não se esgota no próprio indivíduo, ela é alargada a todos aqueles de quem gosta ou, em casos particulares, em momentos em que alguém esteja a ser vítima de uma injustiça ou luta desproporcional.

Uma outra característica muito particular da personalidade Tipo 8 é a sua visão dualista. A compreensão da realidade como tendo apenas um ponto de vista ou o seu contrário. Isto alimenta distorções que dificultam uma percepção mais flexível do próprio tipo, nomeadamente: “Eu estou certo e tu estás errado”, ou “Estás do meu lado ou contra mim”, ou “Estás a colaborar comigo ou a contaminar o meu trabalho”, ou ainda “Eu controlo ou sou controlado”. Estas afirmações estão geralmente, consciente ou inconscientemente, associadas a situações de controlo.

A sua percepção, muitas vezes apresentada como sendo a única verdade, dificulta a sua capacidade de percecionar diferentes pontos de vista e de aumentar a sua visão periférica.

Com muita frequência, em especial no mundo empresarial, encontramos executivos de personalidade Tipo 8 com uma imagem de si próprios bem distante das que têm as pessoas com quem colaboram ou interagem.

Muitos das pessoas com este perfil de personalidade dominante, refletem uma natural capacidade de decisão baseada no seu feeling. Na verdade, essa é uma característica de todos os perfis de personalidade da tríade instintiva (Tipos 8, 9 e 1) e, no caso do Tipo 8, fica mais evidente porque se manifesta mais espontâneamente, associada à sua auto-determinação e energia de ação.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.