Voltar a Programação Neuro Linguística – PNL

Conceitos de Aprendizagem em PNL

A Programação Neurolinguística identifica as quatro etapas da aprendizagem da seguinte forma:

1. Incompetência Inconsciente: A pessoa é incompetente inconsciente quando descobre até mesmo a existência de algo. A pessoa não sabe que não sabe. Quando tem conhecimento que esta tarefa existe, então, passa para a segunda etapa da aprendizagem.

2. Incompetência Consciente: Agora que sabe que a tarefa existe, a pessoa sabe que não sabe realmente nada sobre ela. A pessoa só irá para a próxima etapa, se houver interesse.

3. Competência Consciente: Aqui, nesta etapa, a pessoa manterá seu foco de atenção  no que está a ser aprendido, para realizar com sucesso a tarefa. A repetição da tarefa, e a velocidade levarão a pessoa para a próxima etapa.

4. Competência Inconsciente: A pessoa já repetiu tanto, que automatizou o processo. A realização da tarefa ganhou o “status” de inconsciente, passando a ser um hábito.

Um bom exemplo para entender as 4 fases é conduzir um veículo:

(Utilizo imensas vezes este exemplo poderoso de como o nosso cérebro e corpo funcionam…)

Primeira etapa: No início entramos no carro sem saber como ele funciona (principalmente quando crianças) e como faremos para o movimentar.

Segunda etapa: Quando ficamos mais velhos, geralmente adolescentes e prestes a tirar a carta de condução, começamos a prestar mais atenção em como funciona e os passos para fazer o automóvel movimentar-se.

Terceira etapa: Na maioria das vezes na escola de condução aprendemos realmente a conduzir mas não podemos tirar o foco do que estamos a fazer a cada momento; quando pisar na embraiagem, quanto se pisa no travão, quando dar o sinal para virar, etc.

Quarta etapa: Depois de muito treino com o veículo, o ato de conduzir fica automático e, em muitas vezes, quando alguém nos pergunta como o fazemos, temos que parar por alguns segundos para explicar.

Como aprender mais:

“Relaxar, Divertir-se, Não Julgar, Aprender, Perguntar, Cometer “erros”, Focar, Praticar, Praticar, Praticar, Praticar, Praticar, Praticar…ad infinitum”

 

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.