Voltar a O ENEAGRAMA

Tipo 4 – O Romântico / Idealista

Tipo 4 – O Romântico / Idealista

Características Principais

• Sonham sobre aquilo que ainda não existe e a emoção é o motor desta visão do mundo distinta e particular,
• A sua criatividade vem da profunda conexão com as suas emoções e sentimentos de forma a expressarem a sua singularidade,
• Foco de atenção no que está em falta, a qual advém de uma percepção de não-pertença, de que foi abandonado e assim se desvaneceu a igualdade entre todos,
• Sensação de que não está completo e que os outros obtêm esse preenchimento com maior facilidade,
• Amor, respeito e consideração conquistam-se com a característica fundamental de se ser único e especial,
• Consegue surpreender pelas suas exuberantes conquistas e capacidades, pelas suas profundas oscilações e até mesmo pelas suas estratégias emocionais de auto-rebaixamento,
• Muitas vezes luxos, excentricidades, manifestações de superioridade e desdém em relação aos outros, ou formas exuberantes de se apresentar, representam formas elaboradas de disfarçar a sua autoestima diminuída, alimentando um reforço da sua diferença,
• Criativos, expressivos e empenhados em criar ambientes competitivos mas com alto nível de envolvimento das pessoas e das equipas,
Tendência mais forte de criar crises e instabilidades emocionais, criam também relações únicas, extremamente românticas e especiais.


Mais em detalhe

O mundo não seria tão especial sem a visão particular e única dos Tipo 4. Eles transportam consigo e com as suas emoções o encanto e a magia de sonhar sobre aquilo que ainda não existe.

Tanto na sua vida pessoal como profissional, a emoção é o motor desta visão do mundo distinto e particular.

Quando envolvidos nas suas paixões sobressaem pela sua forma sempre particular de se evidenciarem. Se são arquitetos criam as obras mais enigmáticas, se terapeutas envolvem-se pelas teorias mais profundas, se chefs criam os pratos mais únicos e inigualáveis pelo seu requinte, sentido estético ou combinação rara de sabores.

A sua criatividade vem da profunda conexão com as suas emoções e sentimentos.

Em áreas mais “numéricas” procuram, regra geral, visões mais extremistas de forma a expressar a sua singularidade.

As pessoas que se identificam predominantemente com a personalidade Tipo 4 desenvolveram o seu foco de atenção no que está em falta.

Esta percepção, menos compreendida por parte de indivíduos com outros perfis de personalidade dominante, é no entanto mais natural, ainda que por vezes menos consciente, para as pessoas deste perfil dominante.

Esta é uma matéria que pela sua singularidade requer que seja explorada um pouco mais em detalhe.

A sensação de algo em falta advém de uma percepção de não pertença.

Uma sensação muito profunda e inconsciente de que se foi abandonado e que com esse abandono se desvaneceu igualmente a igualdade entre todos.

Esse sentimento de diferença traz associada uma sensação de que não se está completo e que paradoxalmente os outros obtêm esse preenchimento com maior facilidade, acentuando assim a diferença e o sentimento de falta.

Este focus no que está em falta e de comparação com outros não se traduz fundamentalmente em bens.

Pode manifestar-se mais concretamente em sentimento de preenchimento, de satisfação, de certo tipo de reconhecimento, no fundo e em resumo reflete-se essencialmente em questões mais emocionais que materiais.

Para uma pessoa do Tipo 4, amor, respeito e consideração conquistam-se com a característica fundamental de se ser único e especial.

Essa particularidade, associada ao impacto dos instintos fazem da identificação deste tipo de personalidade um verdadeiro desafio para alguém que observa de fora os comportamentos.

Steve Jobs dispensava estudos de mercado e consultores porque acreditava que só lhe iriam evidenciar aquilo que todos já sabiam que necessitavam. A sua idealização era criar algo único e simultaneamente simples de tal forma que envolvesse tanto os seus utilizadores quanto o fascinava e envolvia a si.

Este perfil de personalidade consegue surpreender pelas suas exuberantes conquistas e capacidades, pelas suas profundas oscilações e até mesmo pelas suas estratégias emocionais de auto-rebaixamento.

Outra questão preponderante deste Tipo de personalidade é uma certa preservação da sua sensação de melancolia, alimentando uma doce sensação do que está em falta ou do que entretanto já não se tem. O que está ausente passa assim a ter mais sabor…

A sua relação com as emoções é muito particular. Elas são intensificadas, tanto sendo positivas como negativas, vivendo-as intensamente e amplificando a sensação de perda ou de idealização e fantasia.

Muitas vezes luxos, excentricidades, manifestações de superioridade e desdém em relação aos outros, ou formas exuberantes de se apresentar, representam formas elaboradas de disfarçar a sua autoestima diminuída, alimentando um reforço da sua diferença e sensação de se sentir especial em relação aos demais.

Na liderança são preocupados com as pessoas à sua volta, criativos, expressivos, atentos, empenhando-se em criar ambientes competitivos mas com alto nível de envolvimento das pessoas e das equipas.

Internamente mantêm um diálogo muito feroz em relação a si mesmo e à sua competitividade e por vezes em relação aos outros quando lhe são mais próximos.

À semelhança do Tipo 1, desenvolve um diálogo interno bastante ativo. Neste caso a voz interna, e em contraponto com o crítico interno do Tipo 1 (mais focado no rigor e na perfeição), empenha-se em alimentar a sua melhoria contínua, focalizando os aspectos que não estão completamente satisfeitos, as faltas que ainda não estão preenchidas ou evidenciando as áreas onde não é tão capaz.

Numa esfera mais privada isso pode evidenciar-se com uma tendência mais forte de criar crises e instabilidades emocionais. A mesma energia intensa é também responsável por criar relações únicas, extremamente românticas e especiais.

Esta é a percepção de um mundo onde é muita vezes pouco compreendido pelos demais, contudo transporta uma importante missão de sonho e de concretização que faz avançar esse mesmo mundo de uma forma romântica e com um colorido especial.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.