Aceitar a Nossa Vergonha

“A vergonha e a culpa nascem ambas do julgamento, mas há uma distinção entre elas: a vergonha é silenciosa. Vestimos a nossa culpa – e escondemos a nossa vergonha. Somos capazes de partilhar a nossa culpa – é uma forma de buscarmos aceitação. Mas não partilhamos a nossa vergonha. Trancamo-la, em vez disso, num armário escuro onde esperamos que jamais seja revelada, mas o tempo todo ela vai dando forma à nossa vida.

Porque aquilo que não trazemos à luz do dia controla-nos.

A vergonha conduz ao isolamento. O antídoto para a vergonha é a intimidade. Autêntica vulnerabilidade. Estes estados emocionais são um e o mesmo. Para sermos verdadeiramente íntimos com outra pessoa, temos de ser autenticamente vulneráveis. Além disso, quando atingimos esse ponto de vulnerabilidade, somos igualmente capazes de receber – verdadeiramente receber – de outrem. Quando expressamos tudo o que somos, não há espaço para que a vergonha se insinue. Esta disposição para sermos honestos, mesmo que por vezes seja desconfortável, é a forma como libertamos a vergonha dentro de nós, para que não mais possa ganhar peso e densidade.

Olhe-se nos seus próprios olhos ao espelho. Simplesmente relaxe e respire. Mantenha o olhar fito. Veja a parte de si que é sagrada. Veja a sua alma. Veja a sua verdade. Testemunhe a parte de si próprio que não pode ser maculada. A simples parte de si que é livre das complexidades da vida. Desta posição de intimidade consigo próprio, expresse a verdade que não pode ser dita. A sua mais profunda vergonha. Prometo-lhe que esta profunda vergonha é partilhada por todo e cada ser humano. Ao dar-lhe voz, está a deixá-la ir. Ao permanecer silencioso, está a alimentá-la, a permitir-lhe que cresça em densidade. A sós num quarto, permita o enorme rebentar e escoar da represa que criou por se acreditar horrível. Não está só. Julgamos estar sós na nossa horribilidade, mas não estamos. Com efeito, não somos horríveis. Somos um e o mesmo.” – Panache Desai

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.