Necessidade, Medo e Desejo

A necessidade, medo e desejo do Ego…ou da Essência.

Já houve Medo…mas os últimos anos têm sido uma jornada de crescimento em autoconsciência. Em percepção. E isso desmonta muita crença, muito medo, muitas dúvidas…

A autoconsciência, talvez contrária ao que alguns podem supor, não é uma busca egoísta. Ou melhor, não tem de ser. Posso até argumentar que a própria consciência que temos sobre nós mesmos – a nossa identidade e missão – molda as nossas decisões a cada dia.

Consequentemente, ou nos afasta ou aproxima da nossa Essência. (mas isso é areia para outro camião, 😉 )

Dessa forma, sempre quis conhecer-me para poder caminhar o meu verdadeiro caminho. Se eu não estou a vivenciar um EU verdadeiro, saudável e maduro, como e o quê, vou “dar” aos outros?

Quais são as minhas reais necessidades? Qual o meu propósito? Qual o meu maior Medo? Qual o meu mais intenso Desejo? …

As perguntas eram intermináveis. A boa notícia é que quando fazemos perguntas realmente boas, obtemos respostas igualmente boas!

A que me ajudou na minha caminhada foi desejar saber se existia algum sistema que me ajudasse a explicar o porquê de pensar, sentir e agir como fazia? Quando finalmente comecei a fazer esta pergunta, o Eneagrama apareceu na minha vida.

E o Eneagrama é esse sistema.

O que descobri, descubro e sei que continuarei a descobrir, motiva-me todos os dias! Motiva-me a ser o melhor Homem que posso Ser.

E sou grato por poder ajudar e sustentar o caminho de outros com este mesmo sistema, que é a base do meu trabalho de vida.

É minha Missão ajudar todos aqueles que passam na minha vida! A transformar positivamente a história que contam de si, e a tomarem decisões baseados em Amor e não em Medo.

Despertar consciências é normalmente o primeiro passo. Para isso partilho este vídeo e os eneagramas abaixo…

Eneagrama das Necessidades
Eneagrama dos Desejos
Eneagrama dos Desejos Básicos
Eneagrama dos Medos Básicos

Ainda assim, eu acredito que somos todo o Eneagrama.

Apesar de termos um Traço Principal, o qual é a “coluna vertebral” da nossa forma de ser, temos em potencial as nove forças descritas por este mapa de consciência.

Por isto, depois do trabalho inicial de conhecer os nossos padrões típicos, com toda a sua luz, máscaras e sombras, é necessário mergulhar nos modos como os outros pontos nos influenciam.

E esse é um trabalho para a vida inteira. Mas todas as grandes caminhadas começam com um simples passo!

O Eneagrama ajudou-me a descobrir estas coisas a um nível bem profundo.

Para finalizar, eu devo admitir que aprecio várias fontes de sabedoria, e de comportamento humano. Mas aquela que me ajuda a “crescer” verdadeiramente como ser humano, e me permite fazê-lo com os outros, tem um nome: Eneagrama.

Marque uma sessão aqui comigo se deseja descobrir este sistema e entender o que pode fazer por si, as suas relações e o seu trabalho.

Até breve!

William Duarte Maurício

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.