As coisas que os homens necessitam (pt.5)

(Enquadramento): Os homens e as mulheres estão num impasse emocional.

Algo está a faltar nos nossos relacionamentos. Quais são as coisas que os homens necessitam? A maioria dos homens não consegue entrar completamente nas suas mulheres, nem as mulheres estão a abrir-se totalmente para os seus homens. E vice versa!

“Uns” não se abrem porque “outros” não estão dar o que é preciso.

As mulheres sentem-se desapontadas e ressentidas e os homens estão a sofrer em silêncio. E vice versa…

Felizmente, tudo se pode aprender.  Como tomar consciência do que realmente está a faltar e actuar depois.

Todos podemos dar aos nossos/as parceiros/as o que eles/as precisam.

Aproveitem o tempo para tomar consciência destas “necessidades”. Reflitam sobre elas. Compreender o que se pode pode fazer para ajudar um parceiro a abrir-se, não só melhorará o relacionamento, mas irá seguramente melhorar toda a vida.)

A qualidade da tua vida é igual à qualidade dos teus relacionamentos.

 

Então, parte 5…

As coisas que os homens necessitam de uma relação…

5. Espaço

Existem brilhantes autores e autoras que escreveram sobre a divisão masculina e feminina entre independência e intimidade (sendo o masculino principalmente atraído pela independência e o feminino pela intimidade).

 

Nos relacionamentos de casais próximos e da grande maioria dos meus clientes, vejo consistentemente que é a energia feminina que quer mais tempo juntos e a energia masculina a querer mais tempo separados.

 

E aqui não há equilíbrio perfeito a ser encontrado. Isto será sempre um ato de equilíbrio entre proximidade e separação.

 

Mas tenham a certeza de que sufocar um homem (falhar em permitir-lhe tempo livre ou comportamentos excessivamente ciumentos, por exemplo) é a maneira mais rápida de terminar um relacionamento.

 

Os homens necessitam de espaço para respirar num relacionamento. Precisamos de tempo para os nossos hobbies, tempo com os amigos e tempo para trabalhar nos nossos projectos para nos sentirmos satisfeitos. E se não os tiverem, algo está a necessitar de atenção.

 

Isto era assim feito já em tempos imemoriais. Quando as mulheres precisavam de resolver um problema, elas iam encontrar apoio na sua tribo. Elas conectavam com amigos e familiares e discutiam os seus problemas.

 

Por outro lado, quando os homens tinham um problema para resolver, eles deixavam a tribo e isolavam-se com os seus pensamentos.

 

Então, deixa-o vagar. Deixa-o respirar. Deixa-o nos seus próprios processos.

 

Um homem será muito mais feliz se o receberem quando ele voltar, sabendo que confiam tanto nele, quanto na força do vosso vínculo. O suficiente para deixá-lo ter o seu espaço. (e vice versa ;))

 

“Dá a quem amas,

asas para voar,

raízes para voltar,

razões para ficar”

~Dalai Lama

2 comentários

    • Ana on 27 Fevereiro, 2019 at 22:48

    Muito certo, mas entre idas e vindas a mulher tb pode perder o interesse…. tb pode respirar e descobrir que afinal não era bem “ aquele” o seu destino!

  1. Certamente que sim, até porque o livre arbítrio é uma dádiva divina. Mas sem este espaço para qualquer um dos dois respirar, a relação irá … sufocar. “Asas para voar e razões para voltar”…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.