Como Despertar A Intuição?

Como despertar a Intuição?

Em psicologia, Intuição é um processo pelo qual os humanos passam, às vezes e involuntariamente, para chegar a uma conclusão sobre algo.

Na intuição, o raciocínio que se usa para chegar à conclusão é puramente inconsciente, facto que faz muitos acreditarem que a intuição é um processo paranormal ou divino. O seu funcionamento e até mesmo a sua existência são um enigma para a ciência.

Apesar de já existirem muitas teorias sobre o assunto, nenhuma é dada ainda como definitiva. A intuição leva o indivíduo a acreditar com determinação que algo poderá acontecer. Comumente ligada ao Feminino, como uma “arma” secreta, é claramente uma sabedoria que advém do nosso lado menos racional e controlador.

Mas como se pode confiar na Intuição se ainda não a tivermos usado? Ou bloqueado de alguma forma? Aqui estão algumas ideias para cada tipo do Eneagrama, como formas aceder à sua Intuição.

Como despertar a Intuição nos Tipos do Eneagrama?

Os 3 centros de Inteligência do Ser Humano

 


Como despertar a Intuição dos UNS?

Tipo 1

1 no Eneagrama

Como é um tipo do Eneagrama formado no Centro Corporal de Inteligência, este é o seu primeiro ponto de acesso à Intuição. No entanto, “migra” para a sua cabeça com tanta rapidez que não “possui” completamente o seu Centro Corporal. E isto por causa da ansiedade de realmente sentir tanta raiva. Por consequência, a sua capacidade intuitiva também sofrerá.

Se fores um tipo 1, “repossui” o teu corpo e raiva, e acede assim à tua Intuição.


Como despertar a Intuição dos DOIS?

Como despertar a Intuição do Tipo 2

O Dador

Como é um tipo do Eneagrama formado no Centro do Coração de Inteligência, este é o seu primeiro ponto de acesso à Intuição. No entanto, se ficar com os próprios sentimentos apenas o suficiente para ser ressonante com eles e depois reprimi-los porque sente desconforto com a sua profundidade, não será completamente “proprietário” do Centro Cardíaco.

Se és um tipo 2, “repossui” todo o teu coração. Sabe que aquilo que sentes é importante e acede assim à tua Intuição.


Como despertar a Intuição dos TRÊS?

Eneatipo 3

O tipo 3 do Eneagrama

Como é um tipo de Eneagrama formado no Centro do Coração de Inteligência, este é o seu primeiro ponto de acesso à Intuição. No entanto, quando empurra os seus próprios sentimentos para o lado porque tem trabalho a fazer ou os sentimentos lhe causam ansiedade, também empurra a sua própria profundidade.

Se és um perfil tipo 3, “repossui” todo o teu coração e reconhece a tua profundidade emocional. Ela é ao mesmo tempo poderosa e uma fonte de saber quem realmente és. Só então poderás aceder à tua Intuição.


Como despertar a Intuição dos QUATROS?

O profundo tipo 4

Eneatipo 4

Como é um tipo do Eneagrama formado no Centro do Coração de Inteligência, este é o seu primeiro ponto de acesso à Intuição. No entanto, se considerar que os seus fortes sentimentos nos momentos são os seus sentimentos reais, não será completamente “proprietário” de todo o seu Centro do Coração.

Se és um Eneatipo 4, “repossui” todo o teu coração! Procura equilíbrio emocional nesses “reinos” mais profundos e acede à tua Intuição.


Como despertar a Intuição dos CINCOS?

O Tipo 5 do Eneagrama

Ponto 5 do Eneagrama

Como é um tipo do Eneagrama formado no Centro Mental de Inteligência, este é o seu primeiro ponto de acesso à sua Intuição. No entanto, quando se identifica e usa o seu Centro Principal com tanta intensidade, onde está o espaço para a sua profunda sabedoria e Intuição emergir?

Se és um Eneatipo 5, relaxa a intensidade na tua cabeça. Torna-te mais receptivo aos teus pensamentos em vez de te identificares tão intimamente com eles e acessa à tua Intuição.


Como despertar a Intuição dos SEIS?

O ponto 6 do Eneagrama

O Eneatipo 6

Como é um tipo do Eneagrama formado no Centro Mental de Inteligência, este é o seu primeiro ponto de acesso à sua Intuição. No entanto, o seu Centro Principal está sempre muito ocupado e complicado. Assim, onde está o espaço para o “insight” surgir?

Se és um tipo 6, acalma a cabeça acalmando o corpo. Percebe que os “insights” e as projecções possuem formas semelhantes de trabalhar internamente. E quando estiveres calma/o, as tuas percepções surgirão para que possas aceder à tua Intuição.


Como despertar a Intuição dos SETES?

Tipo 7

O “Entusiasta”

Como é um tipo de Eneagrama formado no Centro Mental de Inteligência, este é o seu primeiro ponto de acesso à sua Intuição. Mas com tantas ideias a estimular a sua mente, como vai um” insight” aparecer e ele perceber?

Se és um Tipo 7, cria pequenos momentos de silêncio mental. Um lugar na tua mente que seja calmo, limpo e sereno e onde possas aceder à tua Intuição.


Como despertar a Intuição dos OITOS?

O Ponto 8 do Eneagrama

Eneatipo 8

Como é um tipo de Eneagrama formado no Centro Corporal de Inteligência, este é o seu primeiro ponto de acesso à sua Intuição. No entanto, se usar demais o seu centro corporal e confundir instinto com Intuição, a sua capacidade intuitiva seguramente sofrerá.

Se és um tipo 8 “repossui” a tua receptividade somática, permitido-te sentires mais sensações e acede à tua Intuição.


Como despertar a Intuição dos NOVES?

O "Mediador"

Eneatipo 9

Como é um tipo do Eneagrama formado no Centro Corporal de Inteligência, este é o seu primeiro ponto de acesso à Intuição. No entanto, “desocupa” o corpo de forma completa e regularmente. Ao fazê-lo deixa apenas indícios de estar nele, e perde também uma grande quantidade da sua capacidade intuitiva.

Se és um Eneatipo 9, “repossui” o teu corpo, confia no teu “gut feeling” e acede à tua Intuição.


Se estás num momento da tua vida em que necessitas de respostas, chegaste ao local certo.

A vida tem formas de nos fazer crescer que muitas vezes não conseguimos perceber. Daí ser importante poder aceder a este saber que não nos ensinam na escola.

Espero que encontres o que procuras!

Curiosidade com os Eneatipos e o Eneagrama? Sabe mais aqui ou entra em contacto aqui!

Conhece-te

2 comentários

    • Filomena Nascimento on 15 Janeiro, 2019 at 13:38

    👌👌👌🔝
    Belo trabalho. Belos conselhos..
    Uma.linguagem acessível a qq pessoa. Independentemente da escolaridade.
    Um ser humano de se levar a sério.
    Parabéns Sir. William!

    • William Duarte Maurício on 9 Março, 2019 at 12:09

    Grato, Filomena.

    Assim seja e se abram muitos corações, mentes e corpos.
    Até breve.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.