Eneagrama e os Relacionamentos (Parte I)

Em homenagem ao início desta estação, sinto que é meu dever escrever sobre o Eneagrama e os relacionamentos!

– “Quais os Tipos do Eneagrama que têm os melhores relacionamentos [românticos, duradouros, mais satisfatórios] entre si?”

Ao trabalhar o Eneagrama com pessoas ou nas empresas, alguém tem sempre esta pergunta!

A minha resposta vai sendo sempre a mesma:

“Assim como nenhum Tipo tem o monopólio da excelência na liderança, também creio que quaisquer dois Tipos do Eneagrama possam ter um relacionamento profundo. Tudo isso depende sempre daquilo que se quer de um relacionamento. O mais importante é que ambos estejam num nível similar de autodomínio (desenvolvimento psicológico, autoconsciência): alto, médio ou baixo ”.

Quando ambos possuem pouco autocontrole – isto é, são altamente reativos, tendem a culpar os outros pelos seus próprios problemas. Consequentemente envolvem-se em autorreflexões MUITO limitadas, e o relacionamento será previsivelmente volátil com muita discussão, drama e culpa.

Infelizmente, para algumas pessoas, essa dinâmica pode parecer “Amor” para elas.

(ler este post se é o caso…)

Quando ambas as pessoas têm um autodomínio “médio”, elas são conscientes até um certo ponto, principalmente quando estão sob grandes pressões. Na maior parte do tempo, eles tratam das suas vidas diárias com tempo e interesse limitados na auto-reflexão.

Elas normalmente têm o que a maioria de nós chama de relacionamentos “normais”. Estes são preenchidos com altos e baixos, fases de alegria e tempos de dificuldade, satisfação em determinados momentos e insatisfação nos outros.

Mas quando os dois indivíduos têm um alto nível de autocontrole – demonstrando um compromisso contínuo com o seu próprio crescimento e consciência, eles assumem a responsabilidade pelo seu próprio comportamento.  Dessa forma, estão conscientes e conseguem expressar os seus próprios sentimentos e pensamentos, limitando fortemente o “culpar os outros”.

Estes relacionamentos aprimoram as pessoas, promovendo o seu desenvolvimento contínuo, aumentando a expansividade e a sua individualidade.

O que não funciona bem é quando os dois estão em níveis diferentes de consciência e! Ou quando um dos parceiros “cresce” muito mais rápido que o outro, deixando-o “para trás”.

Estas relações desiquilibradas deixam as duas pessoas profundamente insatisfeitas.


Mas o Eneagrama pode ajudar a prever por quem as pessoas tendem a ser atraídas para relacionamentos. E explica também o porquê de elas se sentirem atraídas uma pela outra.

Por exemplo, pessoas do mesmo Tipo geralmente gostam uma da outra, pois partilham a mesma visão do mundo. Mas elas são tão semelhantes que não há diferenças suficientes para inflamar a “química”.

Do mesmo modo, as pessoas são atraídas por outras que elas “entendem” e por quem acreditam ser “entendidos” também. Eventualmente, as pessoas são frequentemente atraídas para Tipos das suas Asas (os Tipos antes e depois do seu) ou Setas (Os Tipos com conexões directas através de linhas de seta).

Isto acontece porque possuímos também as características dos nossas asas e flechas. Portanto, isso vai criar lugares comuns de entendimento. (ou afastamento!)

Eneagrama: Motivação e Gestão

“Setas” dos pontos Stress e Relax, ligações internas dos tipos

Existem  também “atrações” fortes entre Tipos que não compartilham nem as asas, nem as flechas.

Algumas das mais comuns são entre:

  • Dois e Cincos,
  • Quatros e Setes,
  • Quatros e Oitos, e
  • Seis e Oitos.

De seguida apresento breves resumos sobre o que se pode esperar destas relações:

A atração Dois-Cinco 

Como despertar a Intuição do Tipo 2

Tipo 2 “O Dador”

O Tipo 5 do Eneagrama

Ponto 5 do Eneagrama

Esta atração é muitas vezes baseada no entusiasmo que o Cinco percebe que o Dois foca no relacionamento! Isto é algo que os Cincos exibem de forma intermitente. Os Dois gostam de ser aqueles que conseguem atrair um Cinco para um maior envolvimento interpessoal!

Esta mesma base de atração também se pode tornar a causa de tensão! O Cinco pode sentir-se invadido pelo Dois e o Dois pode sentir que está a ser excluído pelo Cinco.


Quatros e Setes

O profundo tipo 4

Eneatipo 4 “O Romântico”

Tipo 7

Tipo 7 “O Entusiasta”

Quatros e Setes podem ser atraídos um pelo outro com base na sua evitação comum do tédio! Também comum é o prazer pela criatividade e aventura, e a ideia de que “os opostos se atraem”.

Quatros acreditam que a dor e o sofrimento duradouro fazem parte da experiência humana. Os Setes percebem essas coisas como experiências negativas que podem e devem ser evitadas, geralmente através do pensamento positivo.

A longo prazo, no entanto, o Sete pode sentir-se arrastado pelo Quatro! Em consequência, o Quatro pode ver o Sete como evasivo e não suficientemente sério e profundo.


Quatro e Oito

O profundo tipo 4

Eneatipo 4

O Ponto 8 do Eneagrama

Eneatipo 8

O relacionamento dos Quatro-Oito será sem dúvida intenso e envolverá grandes dramas! E isto porque tanto os Quatros quanto os Oitos gostam de se envolver com os seus parceiros a “todo o gás”!

E devido a essa intensidade, o Quatro poderá acabar por se sentir sobrecarregado pela alta energia do Oito. Em consequência, o Oito acabará por perceber o Quatro como excessivamente vulnerável e sensível.


Seis e Oito

O ponto 6 do Eneagrama

O Eneatipo 6

O Ponto 8 do Eneagrama

Eneatipo 8

Este relacionamento ocorre com mais frequência entre os Seis fóbicos (com medo) e Oitos. O Oito irá seguramente saborear o papel de protector e os Seis irão apreciar ter um Oito como fonte de refúgio e segurança.

Mas o que irá acontecer quando o Seis não desejar ou precisar mais dessa proteção?


Volto a lembrar:

“Assim como nenhum Tipo tem o monopólio da excelência na liderança, também creio que quaisquer dois Tipos do Eneagrama possam ter um relacionamento profundo. Tudo isso depende sempre daquilo que se quer de um relacionamento. O mais importante é que ambos estejam num nível similar de autodomínio (desenvolvimento psicológico, autoconsciência): alto, médio ou baixo ”.

Acima de tudo, creio que para se ter um relacionamento saudável, o lugar para se começar é realmente consigo mesmo.

Inegavelmente, quando alguém está no caminho do desenvolvimento de forma consciente, seguramente atrairá pessoas mais próximas ao seu nível de autocontrole (vibração, noutra linguagem). Similarmente será mais atraído por pessoas que também estão a trabalhar em si mesmas.

Resumidamente, que tal dar-se o presente do autoconhecimento, domínio e controle, em vez de esperar angustiadamente pela flecha do Cupido?

Ele tem a tendência a errar muitas vezes as suas flechas! 😉

Conhece-te. Confia. Conquista!

Ou

descubra o seu Tipo do Eneagrama em 5 sessões comigo!

Marque aqui: https://wdm9coachwufoo.wufoo.com/forms/inacio-da-viagem-sessao-de-coaching-100-gratis/

(Antes de concorrer ao Casados à Primeira Vista!)

Porque deve saber mais?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.