Lei de Três

O que é a Lei de Três, e porque é importante saber isto?

No Eneagrama, a Lei de Três é fundamental!

Eneagrama
o “diagrama de 9 pontas”

Se observarmos o diagrama de nove pontas, vemos que existem dois conjuntos de linhas sobrepostas. Um é o triângulo que une os pontos 3, 6 e 9. Segundo a tradição, esse “triângulo interno” ilustra a “Lei de Três”, que aparece nos contextos religioso e secular.

Em termos cristãos, isso corresponde à Santíssima Trindade, os três principais elementos da Divindade – Pai, Filho e Espírito Santo. Existe também uma trindade hindu com Brahma, Vishnu, e Shiva).

Em termos seculares, a Lei dos Três pode ser descrita como tese, antítese e síntese. George Gurdjieff, que trouxe o Eneagrama para o Ocidente em 1915, introduziu o conceito da seguinte maneira:

O Ponto Três é o lugar para iniciar energia (Afirmação sagrada); o Ponto Seis é o lugar de resistir e desenvolver energia (Negação Sagrada); e o Ponto Nove é o lugar da energia mediadora e harmonizadora (Reconciliação Sagrada).


É de notar, e é fascinante, que os tipos de personalidade associados a estes pontos incorporam estas mesmas qualidades.

O Tipo Três têm um maravilhoso espírito de iniciativa e avanço.

Os Tipo Seis costumam dizer: “Espera um pouco: vamos desenvolver mais essa ideia, vamos descobrir o que pode correr mal e elaborar um plano melhor”.

E os Tipo Nove são pessoas que buscam equilíbrio e harmonia; eles são mediadores inatos. (De uma maneira mais humorada, às vezes descrevem-se os tipos de personalidade 3, 6 e 9 como o Santo Sim, Santo Não e o Santo Talvez).

As linhas deste triângulo interno conectam estes três tipos de personalidade.

A Lei de Três
A Lei de 3 no Eneagrama

(Num próximo post mostrarei como eles se movem de um ponto para outro em diferentes condições.)


De qualquer forma, há algo muito útil nesta ideia de “três”. Para iniciar um novo projecto ou actividade, precisamos ter motivação suficiente e “iniciar” energia.

Mas como todos sabemos, as coisas simplesmente não avançam em linha reta. Isto certa e seguramente aparece no trabalho de crescimento pessoal.

Existe sempre resistência ou algum tipo de obstáculo no caminho, algo em nós mesmos ou algo no nosso ambiente que precisa de ser superado! (geralmente ambos, e por isso o Coaching é tão útil!).

Se formos capazes de enfrentar esse conjunto de obstáculos de maneira inteligente, e vê-los como uma parte útil do processo, o nosso plano ou intenção original evolui para algo muito superior.

Outra maneira de o dizer: se formos capazes de ter uma boa “conversa” ou um conflito produtivo entre as “partes” iniciais e as “partes” resistentes, evoluímos para algum tipo de integração, síntese ou resolução.

Mas sem este processo, projectos ou pessoas não se desenvolvem nem crescem para algo maior.

E é neste processo que o Conhece-te. Confia. Conquista se baseia… e por isso funciona!

Ah, e já agora…aproveita