A Personalidade possui habilidades importantes para podermos expressar a Essência, nesta realidade concreta da nossa existência.
(Como podemos observar no Casados à Primeira, ela é o primeiro ponto de contacto com os outros, seja em que contexto for…e sobre isso escreverei mais à frente…)
A nossa Missão vem da Essência, mas é a Personalidade que nos permite experienciá-la e expressá-la na Realidade.
E assim, Essência e Personalidade, numa dança harmoniosa, possibilitam encontrar o Sentido da Vida.
A Personalidade é a estratégia que inventámos para sobreviver
Não somos a nossa Personalidade. Somos Essência e temos uma Personalidade.
Mas esses recursos que desenvolvemos são importantes e fazem falta também. Se porventura conseguíssemos eliminar a Personalidade, seríamos pessoas sem paixão, sem vida, indefesos e inadequados para caminhar este chão.
Claudio Naranjo lembra que a Personalidade é a loucura que inventamos para sobreviver. É loucura, sabemos agora, mas uma loucura que foi necessária. E é necessária.
A Personalidade é a habilidade que a lei da sobrevivência ensinou e que nós praticamos desde a infância até à exaustão… e tornámo-nos especialistas.
(Queres descobrir em qual te tornaste especialista? Clica aqui!)
Deixo aqui alguns exemplos destes tipos de Personalidade, expressas nas personagens da série, Game of Thrones.
O Tipo Oito tornou-se especialista em força, em missões difíceis, a abrir caminhos e a ousar, porque às vezes, por falta de um grito se perde o rebanho.
O Tipo Nove é especialista em diplomacia, conciliação, harmonização, paciência e paz. Sabe viver e deixa viver.
O Tipo Um é especialista em aperfeiçoamento. Tem olho clínico para perceber o que falta e o que está errado, sabe como melhorar e corrigir.
Um Tipo Dois é especialista em perceber as necessidades dos outros, possui um radar emocional sensível e é um cuidador atento e generoso.
O Tipo Três é especialista em eficiência e estratégia, metas e resultados, imagem e impacto, com visão de futuro e senso de oportunidade.
Um eneatipo Quatro é especialista em individualidade, sensibilidade, inovação e criatividade, capacidade de fazer a diferença e colocar uma marca pessoal em tudo o que faz.
Especialista em observação, o Tipo 5 possui compreensão e visão de conjunto, profundidade e neutralidade, objetividade e desapego emocional.
O Tipo Seis é especialista em perceber perigos e ameaças, construir cenários e imaginar o que pode acontecer. Tornou-se expert da prudência e do bom senso (para os seus), precaução e atenção.
O entusiasta Tipo Sete tornou-se especialista em criatividade rápida, sobretudo nas situações difíceis. É sonhador, cheio de fantasia, alegria e capacidade de ver e viver o lado bom da vida.
Ninguém precisa de “negociar”, e perder estas habilidades, para conquistar a sua felicidade.
Esta “loucura” é valiosa para cada pessoa.
E é muito útil, se for trazida à consciência e colocada ao serviço da missão de cada uma delas.
Desvenda a tua “loucura” comigo, hoje! Quem sabe, despertarás para a tua Missão, como eu despertei para a minha.